Olá, após um tempo distante do blog, por motivos pessoais e de força maior, volto a escrever aqui algumas considerações a respeito das aulas. Esta postagem é referente à aula do dia 06/05/2015, quando o professor falou de links interacionais, que surgem quando em um comentário o autor pede para que o dono do blog o siga. Assim pode começar a interação.
Houve também a apresentação de uma colega que trouxe material para discussão e mostrou métodos de pesquisa que ela desenvolveu para achar novos links. Ela também mencionou sobre aqueles que já estão em desuso. Esta parte foi interessante, porque alguns são antigos e outros nem tanto, mas nos fazem pensar em como a internet pode ser efêmera.
O professor comentou sobre a etnografia virtual, que tem a ver com os critérios estabelecidos para pesquisa como o informante e a veracidade dele. Segundo o professor, tais critérios não eram seguidos anteriormente.
Também comentou-se sobre a hierarquia dos links e sobre a imparcialidade do Google, que apresenta resultados diferentes, a partir dos locais de onde são feitas as pesquisas. Comentário feito por alguém na aula, provavelmente o professor: "Por trás do texto, estão as pessoas e por trás delas, estão os jogos de poder", fazendo-nos pensar que tudo remete aos interesses, pois tais questões fogem à estrutura material ou imaterial do texto e não são estudadas pela Linguística ainda.
Existem os links com função retórica, que nos desafia a pensar no que fazer com aquela informação, após ela ter sido transmitida/adquirida.
Outros colegas apresentaram seus trabalhos para em seguida, o professor tecer comentários a respeito das apresentações.
O professor acrescentou que com o lançamento do livro de Kress e Van Leeuwen, precisamos estudar o texto pensando na Multimodalidade. O webdesigner pode entender da estrutura, mas os conhecimentos linguísticos ainda fazem parte dos estudos dos linguistas. O texto verbal torna-se mutimodal e a Gramática Sistêmico Funcional diz que nenhuma escolha é em vão, pois a palavra tem um sentido, e é escolhida de acordo com um propósito, segundo o professor.
Por hoje é só.
Até a próxima, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário