segunda-feira, 4 de maio de 2015

Olá,
este post é referente à segunda aula da disciplina de Hipertexto, do dia 08/04/2015.

A aula começou com a finalização das respostas do exercício do texto anterior. Como alguns alunos não estavam presentes na aula anterior, o professor fez uma explicação sobre o texto e comentou sobre a história da internet e do Hipertexto. Uma coisa que eu achei legal, dentre outras, foi saber que o título do livro de Aldoux Huxley, As portas da percepção, serviu de inspiração para a criação do nome da banda The Doors.

O professor falou sobre o rock e sobre os movimentos sociais, que ocorreram quando surgiu a internet e eu achei bem proveitosa a explicação, porque incluiu um pouco de história.
Em seguida ele comentou sobre a importância de o professor estar atualizado, saber lidar com os meios digitais que surgem, para poder ensinar aos alunos como utilizá-los, lembrando que nem todos os recursos da internet são ou foram criados para usar em sala de aula, como o Facebook e o Twitter.

Ele fez uma associação com a competência linguística que o aluno deve desenvolver, pelo que eu entendi, para utilizar-se de gêneros presentes no ambiente virtual. Ele falou que o professor precisa aprender a usar alguns recursos para também fazer com que o aluno apreenda tais informações e seja capaz de fazer leituras, refletir e produzir textos a partir do que ele vivencia através da internet. Ou seja, o principal mesmo é fazer com que o aluno consiga se comunicar através de textos, usando tecnologia, independente de qual seja. E pelo que eu consegui entender, as tecnologias mudam com o passar do tempo, mas a capacidade de leitura e de produção não. E isso é o mais importante. Alguns de nós não nascemos com computadores em casa, mas nossos filhos já verão computadores e celulares em nossas casas - não vou entrar no mérito da inserção exagerada ou da não inserção da tecnologia com crianças- e mesmo sem termos tido acesso a tantos dispositivos, sabemos utilizá-los hoje, porque de alguma forma, isso nos foi ensinado, ou por algum amigo, ou familiar, ou quem quer que tenha sido.
Não sei se fui clara, mas entendi que mais importante é desenvolver a habilidade de manusear a tecnologia e fazer bom uso dela, ou seja, usar a tecnologia a nosso favor, para dela extrair algo proveitoso, em sala de aula e tornar a experiência do aprendizado mais interessante.
Vou me despedindo, com a certeza de que voltarei novamente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário