Olá, sobre a aula do dia 28/10, o professor falou de Roland Barthes, que preocupado em analisar as propagandas, foi o primeiro a estudar as relações entre imagens e textos, assunto aprofundado por Gunther Kress e Theo Wan Leeuwen.
Vou fazer diferente esta postagem, apontando trechos que anotei na aula.
-Nas palavras do professor, "quando a gente vê estamos em mundo de representação que os outros criaram".
-"A leitura começa pelo layout, e o leitor não percebe isso espontaneamente. O layout abrangeria a tipografia e a disposição espacial de elementos significativos". Isso foi falado após a leitura da imagem constante no texto que o professor expôs no projetor multimídia.
-Saliência (destaque à informação). Informação mais saliente é a que chama mais atenção, disposta na imagem para nos guiar, nos orientar. Isso é feito pelo webdesigner. Então não é tão livre par ao leitor, porque ele é guiado pela escolha do editor da página. Hierarquização da informação. Lê-se primeiro as letras garrafais, a foto maior, etc).
-Informação disfarçada de conteúdo: jeito de nos fazer perder tempo e tentar vender algum produto. Você clica e só vêm inutilidades. E você clica porque acredita que verá informações úteis.
- Não linear não é a leitura, é a forma de indexar.
- O Youtube é um hipertexto multimodal.
- Como dar conta da leitura do Youtube?
- Linguagem verbal mais linguagem visual ao mesmo tempo, gera um efeito que pode causar sobrecarga cognitiva.
- Ao observar um vídeo empregado para a propaganda, ele pode fornecer informações úteis de tipografia, áudio, etc, para você compor um vídeo para usar em sala. Conteúdo, teor, duração, são feitos e escolhidos de modo que o leitor fixe a informação.
- Obs.: Entre no Youtube educação e veja os textos, observe a forma como eles são criados.
-Texto 2: O verbal não se desvincula do visual, nem tampouco da imagem acústica da palavra. Pense em papel, no som, na pronúncia e na folha de papel, além de como se escreve a palavra papel.
- Leitura a respeito das imagens no material exposto no projetor multimídia pelo professor.
Comentário a respeito de uma imagem significativa que ele achou por bem não incluir na exposição. Quem ouviu, ouviu e procurou, eu que entendi a alusão por conhecer a imagem, fiquei na minha, somente ouvindo as considerações dele e logo em seguida, precisei me retirar da aula.
Fico por aqui e volto assim que puder.
Até.
Nenhum comentário:
Postar um comentário